Tratamento Caseiro Para Parar de Beber: 4 opções para ajudar no vício do álcool (2023)

Popularmente conhecido por alcoolismo, o Transtorno do Uso de Álcool (TUA) é um problema de saúde crônico decorrente do uso constante, descontrolado e progressivo de álcool.

As causas da ocorrência do TUA decorrem de uma variedade de fatores genéticos, psíquicos, sociais e ambientais, tornando a recuperação desta doença realmente desafiadora.

Além disso, o TUA acaba gerando uma dependência química, física e psíquica do álcool, prejudicando progressivamente a vida do paciente e de sua família.

Apesar de existirem diversos tipos de tratamento para o alcoolismo, os mais recomendados são a psicoterapia, o uso de medicamentos, grupos de apoio e internação.

Embora tratamentos alternativos não funcionem sozinhos, não é uma má ideia optar pelo uso de um tratamento caseiro para parar de beber em conjunto com um tratamento prescrito pelo médico.

O uso de ervas, meditação e acupuntura podem ajudar a melhorar o bem-estar do paciente, fornecendo mais qualidade de vida.

Sendo assim, como forma de somar o tratamento médico adequado, este artigo descreve algumas recomendações para que você possa fazer o tratamento caseiro para parar de beber.

É importante lembrar que quaisquer que sejam os tratamentos alternativos que você escolher, você deve discutir benefícios e riscos com seu médico e demais profissionais.

Tratamentos alternativos para parar de beber que podem ser feitos em casa

O abuso de álcool é um problema sério que afeta negativamente a vida de muitas pessoas, que acabam desenvolvendo dependência química, por isso enfrentam inúmeras dificuldades para parar de beber.

Tratamento Caseiro Para Parar de Beber: 4 opções para ajudar no vício do álcool (1)

Além dos tratamentos médicos, um tratamento caseiro para parar de beber ou tratamentos alternativos, como a meditação, podem ajudar o paciente a se sentir melhor e a reduzir o desejo pelo álcool.

Veja abaixo alguns dos tratamentos caseiros para parar de beber:

Acupuntura pode ajuda no tratamento para parar de beber

A acupuntura é uma prática terapêutica que usa agulhas minúsculas e estéreis colocadas em pontos específicos do corpo.

(Video) Receita: Sucos anti vício / Tema: Álcool: Nem uma gota (25/02/19)

Eficaz tratamento caseiro para parar de beber, a acupuntura já é utilizada há vários séculos na medicina tradicional chinesa como forma de diminuir o desejo pelo álcool, além de aliviar os sintomas de abstinência.

Tratamento Caseiro Para Parar de Beber: 4 opções para ajudar no vício do álcool (2)

Além disso, a acupuntura também se demonstrou eficaz para tratar alguns transtornos que podem estar associados ao uso ou a abstinência do álcool, como a depressão e a ansiedade.

Pesquisas sobre as melhores formas de usar a acupuntura como forma de tratamento caseiro para parar de beber estão em andamento.

Alguns estudos já realizados em 2017 demonstraram que a acupuntura ajudou significativamente os pacientes a manejar o desejo pelo álcool e a lidar com a abstinência.

Ainda sobre esses estudos realizados em 2017, pesquisadores compararam um tratamento feito com acupuntura real com um tratamento falso. No tratamento real, os pesquisadores colocaram agulhas em zonas ligadas a comportamentos relacionados ao álcool. Enquanto no tratamento falso, eles colocaram agulhas em partes aleatórias do corpo.

Os resultados demonstraram que a acupuntura direcionada ao álcool reduziu mais significativamente os desejos e os sintomas de abstinência, embora o tratamento simulado tenha trazido efeitos, ainda que bem fracos e pouco úteis.

O Programa Nacional de Desintoxicação por Acupuntura dos Estados Unidos (NADA) se dedica a pesquisar e tratar o vício causado pelo álcool, incluindo em seu programa a acupuntura auricular, que é a que mais demonstra efeitos nesse caso.

Os especialistas do NADA aconselham que a acupuntura seja usada como tratamento caseiro para parar de beber em conjunto com os devidos cuidados médicos, além da psicoterapia e de outros tipos de apoio.

E de fato, uma abordagem multifatorial pode apresentar mais resultados do que apenas uma única.

Terapias como meditação e atenção plena para ajudar a parar de beber

Popularmente conhecida como Mindfulness, a atenção plena é um tipo de terapia alternativa concentrada no presente, buscando colocar o paciente em contato com o momento atual, impedindo que as lembranças do passado ganhem espaço.

Um ótimo tipo de tratamento caseiro para parar de beber, as terapias de atenção plena têm ajudado vários pacientes com alcoolismo a evitar recaídas.

Uma recaída acontece quando, durante a tentativa de tratamento e de recuperação, o paciente volta a beber de forma não saudável.

As recaídas acontecem porque, por mais que a pessoa não queira mais beber, o álcool gera uma forte dependência química e física, dificultando ainda mais o processo para quem quer ficar saudável e livre dessa substância.

(Video) Álcool: como ajudar alguém a parar de beber?

As terapias de atenção plena normalmente incluem meditação com o objetivo de programar a sua mente para estar consciente dos seus pensamentos, sentimentos e desejos, ao invés de simplesmente reagir impulsivamente a eles.

Algumas pesquisas relatam que a terapia de atenção plena levou a melhores resultados quando comparados a um tratamento feito exclusivamente com os programas de 12 etapas – abordagem normalmente utilizada em grupos de apoio, como o Alcoólicos Anônimos (AA).

Porém, nem todos os estudos obtiveram os mesmos resultados. Uma pesquisa de 2017 não foi capaz de afirmar se essa terapia era mais eficaz que outras formas de prevenção a recaídas.

Remédios e suplementos a base de Kudzu podem ajudar a parar de beber

Um tipo de planta medicinal, o kudzo é uma flor amplamente utilizada na medicina alternativa devido aos seus efeitos bioquímicos que podem trazer inúmeros benefícios à saúde.

É um ótimo tratamento caseiro para parar de beber, já que ajuda as pessoas que bebem a reduzir as quantidades de álcool e até mesmo a parar de beber, mesmo que essas pessoas não sofram com a dependência de álcool.

O extrato de kudzu promete ajudar a evitar o consumo excessivo de álcool, que acontece quando alguém toma mais de quatro ou cinco bebidas em um curto período de tempo.

Além disso, a flor de kudzu é o principal ingrediente de diversos remédios naturais que são comprovadamente utilizados para tratar a intoxicação e a ressaca.

Essa planta medicinal funciona como tratamento caseiro para parar de beber porque atua aumentando os níveis de álcool no sangue mais rapidamente, fazendo com que a pessoa que está bebendo sinta mais facilmente os efeitos da intoxicação por álcool.

Em uma pesquisa realizada para demonstrar os efeitos do kudzu como tratamento caseiro para parar de beber, pessoas que bebem compulsivamente tomaram extrato de kudzu ou um placebo (que é um tratamento sem a medicação real nele) antes de uma sessão de 90 minutos bebendo cerveja.

O estudo demonstrou que as pessoas que tomaram o extrato de kudzu beberam significativamente menos cerveja do que costumavam. E quando comparado às pessoas que beberam o placebo, eles também beberam menos e mais devagar.

Entretanto, outra pesquisa realizada com pessoas que têm problemas de dependência de álcool, mas não estavam engajadas em algum tratamento, descobriu que tomar kudzu não teve efeito nos seus desejos por álcool.

Apesar disso, o kudzu se mostrou eficaz em reduzir o número de bebidas que eles tomavam a cada semana em pelo menos um terço, além de ter reduzido o consumo excessivo de álcool e de ter aumentado o número de dias em sobriedade.

O kudzu é facilmente encontrado em ervanários e em lojas de produtos naturais.

(Video) Remédio Natural para Alcoolismo, Tabagismo e Vícios

Ashwagandha para aliviar a ansiedade do tratamento para parar de beber em casa

Tratamento Caseiro Para Parar de Beber: 4 opções para ajudar no vício do álcool (3)

Erva medicinal muito comum na medicina de plantas originária da Índia, ashwagandha é um suplemento à base de ervas feito a partir da planta Withania somnifera.

Em alguns casos, a ashwagandha é utilizada para tratar a abstinência causada pelo álcool, bem como aliviar os desejos pela substância.

Estudos realizados com cobaias que foram previamente viciadas em álcool demonstraram que a ashwagandha aparentemente aliviava a ansiedade, sintoma comum e crítico em períodos de abstinência.

No entanto, mais estudos seriam necessários para entender se esta erva funcionaria da mesma forma em humanos.

A ashwagandha pode ser encontrada em casas especializadas em produtos indianos, em ervanários e em lojas de produtos naturais.

Suplementos a base de Cardo de Leite ou Cardo Mariano para parar de beber em casa

O cardo de leite, também conhecido como cardo leiteiro ou cardo mariano, é uma planta medicinal muito utilizada para produzir medicamentos caseiros para problemas no fígado e na vesícula biliar.

Esta erva medicinal é muito utilizada como tratamento caseiro para parar de beber, pois possui em sua composição um potente antioxidante chamado de silimarina, responsável por restaurar a saúde do fígado e protegê-lo contra danos causados pelo excesso de álcool.

Alguns estudos feitos com o cardo de leite demonstram que a planta pode ajudar aqueles que buscam tratar doenças hepáticas que estão relacionadas ao álcool, como a cirrose, por exemplo.

Entretanto, ainda são necessários mais estudos e aprofundamentos para comprovar que o cardo de leite realmente tem impactos na saúde do fígado.

O cardo de leite pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

A importância do tratamento caseiro nos casos de Transtorno do Uso do Álcool (TUA)

Como vimos anteriormente, o Transtorno do Uso do Álcool é uma doença séria e que pode levar a inúmeros problemas sociais, emocionais, bem como problemas graves de saúde.

Fique atento! É primordial procurar um tratamento adequado quando alguns desses sintomas se manifestarem:

  • Desejo incontrolável e compulsivo de beber álcool;
  • Incapacidade de limitar a quantidade de álcool ingerida;
  • Perda de controle;
  • Manifestação de sintomas de dependência física quando você não bebe, como náuseas e sudorese;
  • Manifestação de sintomas de tolerância, como a necessidade de beber mais álcool para sentir os mesmos efeitos de sempre.

Sem o tratamento adequado, os riscos à saúde são inúmeros, como estes:

(Video) Remédio Caseiro para parar de Beber e Fumar - dicas para abandonar o álcool

  • Hepatite alcoólica (inflamação do fígado);
  • Doença hepática gordurosa alcoólica (lesões no fígado);
  • Cirrose (cicatrização do fígado);
  • Gastrite (inflamação do revestimento do estômago);
  • Pancreatite (inflamação do pâncreas);
  • Pressão alta;
  • Perda óssea.

O Transtorno do Uso de Álcool também tem sido frequentemente associado a um risco maior de desenvolver vários tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, de mama, de fígado, de boca e de garganta.

Dessa forma, é imprescindível procurar tratamento médico adequado para o TUA apenas com um profissional de saúde qualificado.

O tratamento normalmente começa com a desintoxicação, que consiste em um período em que você não bebe para que seu corpo possa começar a se recuperar.

Para um tratamento mais intenso, alguns programas oferecem a chance de morar em uma clínica. Com outros programas, no entanto, você mora normalmente na sua casa, mas visita um centro de tratamento diariamente.

O tratamento caseiro para parar de beber pode ser uma ação útil quando somadas aos tratamentos tradicionais, mas é algo que deve ser discutido com a equipe multidisciplinar de saúde que cuidará do seu problema.

Perguntas Frequentes

De que outra forma os sintomas de abstinência de álcool podem ser aliviados naturalmente?

Além do tratamento caseiro para parar de beber, enquanto você estiver se recuperando, é fundamental estar em um ambiente de apoio e que tenha estímulo mínimo.

A prática de exercícios físicos, além de uma alimentação balanceada e do aumento da ingestão de água podem ajudar significativamente.

Posso fazer um tratamento caseiro para parar de beber?

Fazer uma desintoxicação em casa através de algum tratamento caseiro para parar de beber é uma boa opção.

No entanto, é fundamental que você discuta isso com o seu médico para ter certeza de que estará fazendo isso com segurança.

Além disso, o processo de recuperação não deve depender apenas de formas naturais e alternativas.

Conclusão

A recuperação pelo Transtorno do Uso de Álcool (TUA) não é algo fácil e a maioria dos pacientes precisará de muito apoio, isso contará muito para que o tratamento obtenha sucesso.

O tratamento caseiro para parar de beber pode ajudar a reduzir o desejo pelo álcool, além de aliviar alguns sintomas comuns da abstinência.

Há algumas evidências científicas de que a acupuntura, o Mindfullness e a meditação ajudam durante o tratamento do alcoolismo.

(Video) Receita de Remédio CASEIRO Quase SECRETA para PARAR DE BEBER

Alguns remédios feitos à base de ervas medicinais, como o kudzu, a ashwagandha e o cardo de leite, também podem ajudar na recuperação do paciente, especialmente reduzindo a vontade de beber.

Entretanto, é importante salientar que as pesquisas e estudos científicos sobre o tratamento caseiro para parar de beber são limitadas e por conta disso, é imprescindível conversar com o seu médico antes de tomar qualquer decisão.

FAQs

Que remédio caseiro é bom para a pessoa parar de beber? ›

Remédio caseiro para parar de beber

Um remédio caseiro que pode auxiliar o tratamento do alcoolismo, é a sopa de sementes pretas de gergelim, amoras e arroz, que fornece nutrientes, principalmente vitaminas do complexo B, que ajudam a reduzir os sintomas de abstinência de álcool.

Qual é o chá bom para parar de beber? ›

Chá verde e de alecrim - Os chás são ideais no processo de desintoxicação. O chá verde estimula o fígado, que elimina as toxinas do nosso corpo. O chá de alecrim também estimula o órgão sobrecarregado pelo álcool. Ambos são excelentes aliados também pela quantidade de água que ajudam no processo de hidratação.

Como fazer uma pessoa parar de beber para sempre? ›

Entenda como parar de beber definitivamente:
  1. Evite ir a locais onde há bebida alcoólica.
  2. Saiba dizer não.
  3. Conte com apoio familiar e de amigos.
  4. Procure ajuda especializada.
24 Mar 2021

Qual o nome do pó para parar de beber? ›

ALCOLSTOP, Antimonium Tartaricum 100g para ajudar a parar de beber, alcolismo.

Como usar o bicarbonato para parar de beber? ›

Bicarbonato e sal tira o gosto do álcool? - YouTube

Como fazer uma oração para pessoa parar de beber? ›

Senhor Jesus pelas vossas Santas Chagas, pelo vosso precioso Sangue, liberte-os do alcoolismo; santifica-os no Teu amor; regenera-os na Tua misericórdia. Jesus pelas vossas Santas Chagas, dai-lhes o Espírito Santo, de tal forma que se sintam motivados, fortalecidos na vontade e capazes de vencer a tentação do álcool.

Qual vitamina para alcoolismo? ›

A tiamina ou vitamina B1 é uma vitamina hidrossolúvel e uma das vitaminas mais comumente associadas a quadros de dependência de álcool sendo a vitamina mais amplamente estudada. As necessidades de tiamina no paciente sadio varia de acordo com a taxa de metabolismo.

Como que eu faço para meu marido parar de beber? ›

Como fazer meu marido parar de beber: 4 dicas úteis
  1. 1 – Não tenha bebidas alcoólicas dentro de casa.
  2. 2 – Não seja agressiva.
  3. 3 – Deixe claro seu posicionamento sobre ele beber.
  4. 4 – Procure ajuda profissional.

Como ajudar uma pessoa viciada em álcool? ›

8 passos que deve considerar para ajudar um alcoólico
  1. Alterar a rotina. ...
  2. Dizer “não” ao álcool. ...
  3. Avaliar o estado de saúde. ...
  4. Encontrar e mitigar a causa do abuso do álcool. ...
  5. Permanecer vigilante. ...
  6. Garantir um bom sistema de suporte. ...
  7. Estar preparado para desistências e recaídas. ...
  8. Prestar atenção aos filhos do alcoólico.
10 Jul 2018

Qual remédio vende na farmácia para parar de beber? ›

Os sintomas da abstinência podem ser insônia, ansiedade, inquietação ou sensação de tristeza, por exemplo. Esse medicamento atua equilibrando as células do sistema nervoso e assim, como o naltrexona, funciona melhor em pessoas que já pararam de beber anteriormente ao tratamento.

Como desintoxicar o organismo de um alcoólatra? ›

Para desintoxicar, aposte em líquidos que auxiliam na eliminação do álcool no organismo. A água de coco acelera o metabolismo e, por ser um excelente diurético, ajuda a eliminar mais rápido as toxinas do álcool restantes no corpo. Isotônicos contribuem na reposição de eletrólitos, sódio e potássio no organismo.

O que fazer para beber menos? ›

Sugestões para beber menos
  1. Não beba álcool antes de sair.
  2. Compre bebidas mais pequenas – beba um copo em vez de uma caneca, uma dose simples em vez de uma dupla.
  3. Pouse o copo entre goles.
  4. Espere um pouco antes de ir buscar outra bebida.

O que leva uma pessoa a beber todos os dias? ›

Na maioria das vezes, adotamos vários padrões de comportamento, observando os outros e imitando-os. O consumo de álcool e as crenças associadas a ele são influenciados pela cultura, família, amigos, parceiro, parceiros da vida, mídia, etc.

Qual o santo que liberta dos vícios? ›

Esta Oração a Santo Onofre é conhecida como uma poderosa prece para auxílio daqueles que sofrem com vícios, através da intercessão de Santo Onofre.

Como fazer a simpatia do salmo 87 para parar de beber? ›

Escreva no papel em branco o nome da pessoa que precisa abandonar o vício, na sequência ore por 7 vezes o Salmo 87, sempre com muita fé e crença de que tudo irá correr bem, peça auxílio do Anjo Veuahiah. Dobre a folha ao meio, coloque dentro da Bíblia na página onde se encontra o Salmo e deixe lá por 7 dias seguidos.

Qual o salmo para vícios? ›

Poderoso Salmo 56 serve para libertação, afastar dos vícios das drogas, dependência química, tristeza e energias negativas: Forte Salmo 56 dá misericórdia, acalma os temores da vida e ajuda a lutar contra injustiças. 1 Compadece-te de mim, ó Deus, pois homens me calcam aos pés e, pelejando, me aflingem o dia todo.

O que colocar na cerveja para parar de beber? ›

O dissulfiram altera a forma como o seu corpo decompõe o álcool, trazendo sensação de mal estar ao beber. Dessa forma quem está tomando o remédio associa a bebida alcoólica a uma sensação ruim. Esse medicamento pode ser de uso constante ou periódico.

Qual vitamina falta no alcoólatra? ›

A ligação entre a vitamina B1 e alcoolismo é clara: cerca de 80 por cento dos alcoólicos não têm tiamina suficiente em seus corpos, e os danos resultantes para o cérebro e outros órgãos podem ser graves.

Como fazer a simpatia do limão para parar de beber? ›

Simpatia para parar de beber

Pegue um limão-galego e corte-o ao meio. Em um papel branco, escreva o nome e a data de nascimento da pessoa que bebe. Coloque o papel entre as duas metades do limão e feche-o, enquanto diz: "Que o azedo deste limão tire de (diga o nome da pessoa) o vício da bebida".

Porque o homem bebe tanto? ›

Tem gente que bebe porque está feliz, ou porque está triste. Bebe-se porque perdeu o emprego, ou recebeu um aumento. Um brinde ao filho que nasceu, uma oferta àquele ente querido que nos deixou. Existem inúmeras razões, e ainda a cretina de que bebemos porque é líquido e se fosse sólido, comeríamos.

Como convencer um alcoólatra a parar de beber? ›

A melhor forma de auxiliar a pessoa na busca pelo tratamento é se mostrar disposto a ajudar, buscar conhecer profissionais e serviços de saúde que ofereçam tratamento específico para o caso e apresentar alternativas sempre que a pessoa se mostrar aberta a conversar sobre o assunto.

Como funciona a mente de uma pessoa alcoólatra? ›

O excesso de álcool no cérebro leva a efeitos psíquicos como redução da concentração, da atenção, da memória recente e da capacidade de julgamento. E é por isso que depois da farra você pode até se esforçar, mas muitas vezes não se lembra da noite anterior.

Por que é tão difícil parar de beber? ›

Parte desta dificuldade acontece porque o consumo do álcool é tão aceito culturalmente que as pessoas nem sempre enxergam que ultrapassaram os limites e agora manifestam dependência. Porém, mesmo para quem admite a necessidade de tratamento, este processo é bastante desafiador.

Qual é o tempo de vida de um alcoólatra? ›

Mas afinal, qual a expectativa de vida de um alcoólatra? Bem, segundo estudos, um alcoólatra pode viver 20 anos a menos do que a população que não apresenta dependência química nessa substância. Além disso, a qualidade de vida durante os anos vividos também tende a diminuir.

Quanto tempo o fígado leva para se recuperar de danos do álcool? ›

4) Fígado x bebidas alcoólicas: órgão demora cerca de três dias para se recuperar. O consumo diário de bebidas alcoólicas aumenta consideravelmente o risco de doenças no fígado. De acordo com um estudo da Royal College of Physicians, o órgão precisa de pelo menos três dias para se recuperar.

Como que eu faço para meu marido parar de beber? ›

Como fazer meu marido parar de beber: 4 dicas úteis
  1. 1 – Não tenha bebidas alcoólicas dentro de casa.
  2. 2 – Não seja agressiva.
  3. 3 – Deixe claro seu posicionamento sobre ele beber.
  4. 4 – Procure ajuda profissional.

O que colocar na cerveja para parar de beber? ›

O dissulfiram altera a forma como o seu corpo decompõe o álcool, trazendo sensação de mal estar ao beber. Dessa forma quem está tomando o remédio associa a bebida alcoólica a uma sensação ruim. Esse medicamento pode ser de uso constante ou periódico.

O que fazer quando o homem bebe demais? ›

Não tente conversar com seu marido quando ele estiver alcoolizado, pois isso não vai dar certo. Tente dialogar quando ele estiver sóbrio e, em vez de trocar acusações, tente fazer planos contando com a sobriedade dele.

Como fazer a simpatia do limão para parar de beber? ›

Simpatia para parar de beber

Pegue um limão-galego e corte-o ao meio. Em um papel branco, escreva o nome e a data de nascimento da pessoa que bebe. Coloque o papel entre as duas metades do limão e feche-o, enquanto diz: "Que o azedo deste limão tire de (diga o nome da pessoa) o vício da bebida".

Qual o salmo para vícios? ›

Poderoso Salmo 56 serve para libertação, afastar dos vícios das drogas, dependência química, tristeza e energias negativas: Forte Salmo 56 dá misericórdia, acalma os temores da vida e ajuda a lutar contra injustiças. 1 Compadece-te de mim, ó Deus, pois homens me calcam aos pés e, pelejando, me aflingem o dia todo.

Qual espírito que faz a pessoa beber? ›

Espírito que faz a pessoa beber, existe? Sim, existe, e esses espíritos, normalmente, foram viciados nas últimas existências. Há um tipo de influência mais complexa provocada pelos espíritos que se denomina vampirismo.

Como ficar sóbrio em 5 minutos? ›

Beba água.

Se você estiver muito embriagado e precisar ficar sóbrio rapidamente, apenas pare de beber ou usar drogas imediatamente e tente hidratar-se. A água ajudará a remover as substâncias tóxicas de seu organismo. Jogue um pouco de água fria no rosto, principalmente se você tiver usado algo além de álcool.

O que acontece com uma pessoa que bebe todos os dias? ›

Por isso, no longo prazo, quem bebe demais pode estar sujeito a desenvolver: Pressão alta e doenças cardíacas: o consumo excessivo de álcool prejudica o controle da pressão arterial, podendo levar à hipertensão e, consequentemente, ao risco de problemas cardíacos.

Quando o homem bebe ele fala a verdade? ›

Um estudo publicado pela London School of Hygiene and Tropical Medicine deu base para a verdade universal que é só a bebida entrar, que a verdade sai. A pesquisa provou que que o álcool não muda os pensamentos de uma pessoa, mas sim a torna mais despreocupada com o que está falando.

Qual é o perfil de um alcoólatra? ›

O alcoólatra tem necessidade de beber mesmo em momentos que a rotina não permite, como na hora do almoço, antes e depois do trabalho, passa a chegar em casa com cheiro de bebida com frequência, aumenta consideravelmente os compromissos noturnos (festas, confraternizações) e passa a valorizar eventos nos quais o álcool ...

Como lidar com o alcoolismo do marido? ›

Conseguindo ou não obter ajuda ou fugir, não discuta com seu marido, independente do que ele diga ou faça. Isso poderá deixá-lo mais irritado e piorar a situação. Lembre-se de que a sua prioridade no momento é manter você e seus filhos seguros. Não faça nada que coloque a integridade física de vocês em risco.

Videos

1. ALCOOLISMO: 7 DICAS PARA PARAR DE BEBER
(DOUTOR AJUDA)
2. Alcoolismo tratamento natural
(Canal André Resende)
3. Como Parar de Beber Álcool de Uma Vez Por Todas - Remédio Natural Parar Parar de Beber
(Tudo Sobre Saúde)
4. Método Sinclair: eficácia comprovada no tratamento do alcoolismo
(Doutor TV)
5. Como PARAR de BEBER ALCOOLISMO
(Psicologo Leonardo Teixeira)
6. Vassoura pode ajudar na luta contra álcool e drogas; Márcia Fernandes ensina
(RedeTV)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Gregorio Kreiger

Last Updated: 09/23/2022

Views: 6224

Rating: 4.7 / 5 (57 voted)

Reviews: 88% of readers found this page helpful

Author information

Name: Gregorio Kreiger

Birthday: 1994-12-18

Address: 89212 Tracey Ramp, Sunside, MT 08453-0951

Phone: +9014805370218

Job: Customer Designer

Hobby: Mountain biking, Orienteering, Hiking, Sewing, Backpacking, Mushroom hunting, Backpacking

Introduction: My name is Gregorio Kreiger, I am a tender, brainy, enthusiastic, combative, agreeable, gentle, gentle person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.